segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ensino médio

E aqui estou eu com a terceira postagem do dia. Nessa aqui pretendo falar de um problema que eu considero muito sério, mas parece que sou o único. Não sei se isso é porque os outros não se importam ou simplesmente nunca pararam para pensar a respeito.. Estou aqui pra falar da REAL importância do ensino médio na vida dos jovens.
Já é do conhecimento de todos que as escolas públicas no Brasil não são boas, por isso não vou falar delas hoje. Quero tentar passar pra vocês o meu pensamento sobre o ensino médio (particular) dos dias atuais no Brasil.
(Entrevista fictícia)
Alguém: O que você pensa do ensino médio na sua escola?
Jovem: É bom.. Muita gente entra pra UnB.. Meu pai diz que tem o maior nível de aprovação lá e que por isso é o melhor de Brasília..
Bom, isso ai é muito, mas muito comum por aqui. Vocês, meus caros leitores, não tem ideia de quantas pessoas pensam da mesma forma. Pensando bem, é muito capaz que vocês, tão incríveis e bem informados, pensem assim. É muito complicado enxergar essa linha de pensamento que estou prestes a mostrar para vocês na sociedade em que vivemos. Muita atenção no que vou dizer agora: O ensino médio não deveria ser o que é hoje!
Chegamos numa parte muito importante, agora devo dizer pra vocês o que É o ensino médio. É um pré-vestibular de três anos de duração. Os pais colocam seus filhos com o simples propósito de tentar garantir um lugar pra eles nas universidades federais. É claro que deve haver essa preocupação, visto que elas representam algumas das melhores faculdades do Brasil. Mas lembrem-se que não é a escola que faz o aluno, mas sim o contrário. As escolas só são do jeito que são, pois quanto mais alunos passarem pra uma federal, mais nome ganha a escola e, consequentemente, mais dinheiro. Se seu filho ou você realmente quiser passar, você (ou seu filho) vai passar. Terá que estudar e se esforçar bastante dependendo co curso que deseja, mas vai passar. Mas não vamos fugir do assunto, não quero tomar mais tempo do que já tomei dos senhores. O fato é que as pessoas vão para as faculdades e se esquecem de tudo que um dia aprenderam. Ok, mas quem não esquece o que aprendeu numa etapa anterior de estudo? Acontece com todo mundo! Acontece, mas não deveria. Não são os professores que são ruins e não dão bem as matérias, o problema é o QUE é ensinado nesse período. Já que as matérias convencionais não são levadas na memória de ninguém, então que seja ensinada também alguma coisa diferente, algo que seja útil no futuro, algo que nunca seja esquecido. Estou falando da real sabedoria.
Uma vez me disseram que a verdadeira sabedoria está em saber usar a inteligência. Saber usar.. Será que nos usamos corretamente a nossa? Será que elegemos bons líderes? Que cobramos deles os nossos direitos? Que exigimos boas escolas? Boa saúde? Será que tentamos ajudar quem precisa? Que buscamos nos ajudar? Aposto que o "não mesmo" não saiu da mente de vocês agora.. E era exatamente isso que a gente deveria ter aprendido no ensino médio!
Deveríamos ter professores que nos ensinassem a pensar, discutir, refletir, mirabolar e, o mais importante, agir. Se assim fosse, com certeza lembraríamos-nos de várias coisas do ensino médio e, à medida do possível, levaríamos as coisas importantes muito mais a sério.
Pense nisso enquanto tenta ganhar meus cinco reais.
Boas reflexões a vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário