quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dar o peixe

Por que será que a educação e a saúde no brasil são tão ruins? Por que será que o bolsa família não está acabando com a pobreza neste país? A resposta é muito simples: é porque não adianta "dar o peixe e não ensinar a pescar". Todos esses projetos de ajuda aos menos favorecidos podem até reduzir o número de mortes por fome ou então aumentar o número de crianças e adolescentes nas escolas, o que é bom, mas não adianta termos mais jovens estudando se as escolas estão em péssimo estado, se o governo não é capaz de pagar um salário digno aos professores. No caso dos professores eu não quero dizer que todos eles são vítimas, alguns deles não cumprem a carga horária (se é que o termo é esse) que são pagos para, mas isso não vem ao caso agora.
É importante saber que, atualmente, os médicos e os professores são os trabalhadores com nível superior que possuem os piores salários, deixando claro que me refiro aos professores da rede pública e particular. É essa a situação em Brasília, mas não venham me dizer que os salários em Brasília são muito bons e que não há o que reclamar. Se for comparar os salários nas capitais com os do interior verá que realmente os salários daqui são bons mas isso seria como comparar o Brasil com os EUA. Não quero encher a bola dos norte-americanos, na verdade sou o que pode se chamar de "anti-estadunidense" (não é um termo muito certo e nem rebuscado mas é assim que chamamos) e mais do que muitos, desgosto da maioria dos produtos provenientes de lá, mas tenho que admitir que lá as coisas são consideravelmente melhores. Voltando agora ás cidades brasileiras, são duas realidades muito diferentes, o custo de vida nas capitais, principalmente em Brasília, é altíssimo. Por exemplo, para comprar um apartamento de dois ou três quartos aqui, você precisa ter , no mínimo, 230 mil. Quando é que um trabalhador ganhando de dois a três salários mínimos ao mês consegue comprar um apartamento desse?
Qual seria a real resolução para esses problemas de educação e saúde?
PS:desculpem meus erros de português e meus vícios de linguagem, mas acho q o mais importante é a mensagem...

Um comentário:

  1. É notório o descaso com a educação em nosso país. Muito se fala dos benefícios auferido pela efetividade das políticas de assistencialismo, sendo a mais destacável a Bolsa Família. Quero deixar claro que não sou totalmente contra a implementação de políticas de assistencialismo mas devo dizer que concordo plenamente com o que foi postado no blog quando se refere ao fato de não ser eficaz oferecer o "peixe" sem ensinar a pescar. Juridicamente falando é necessário que o Estado (União, Estados, DF, municípios) criem meios para oferecer educação, lazer, saúde, ou seja, o Estado deve deixar de ser inerte para se tornar dinâmico possibilitando o gozo pelo cidadão de seus direitos, mais especificamente aqueles denominados no mundo jurídico de Direitos de Segunda Geração. Deixando o Direito um pouco de lado e voltado para o pano de fundo da discussão, a educação, entendo que não se pode dizer que o problema do país possuir um péssimo ensino tenha guarida apenas nos baixos salários dos professores, o que de fato ocorre é a inoperância do Poder Público. Já que o Post referiu-se ao Estados Unidos, vamos fazer uma analogia com este país para sabermos como a educação é tratada lá. De forma resumida pode-se observar que no EUA o investimento com o ensino básico e médio (comparando com a terminologia adotada no Brasil) é muito maior do que no ensino superior, neste contexto entendo que aqui reside o grande imbróglio da educação no Brasil. No nosso país o investimento é feito de forma contrária ao dos EUA, ou seja, aqui se investe muito mais dinheiro nas Universidades do que no ensino Médio e do que no Ensino Fundamental, ora bolas, se a criança brasileira tem uma educação de base ruim qual o estímulo que ela terá para galgar o ensino superior. A criança no Brasil geralmente vai a escola vislumbrando não um lugar do saber, de uma porta para um futuro melhor, mas sim como um ambiente que lhe fornecerá comida e benefícios do Governo, como existem em alguns lugares o chamado vale leite e o vale gás. Acho que a educação no Brasil irá melhorar quando a política melhorar, não quero dizer que vislumbro um Brasil sem corrupção para mim isso nunca irá existir, mas espero que um dia se consiga mitigar a festa que fazem como o nosso dinheiro. O Brasil precisa urgentemente deixa de ser um quelônio intelectual.

    ResponderExcluir